CURSO de FORMAÇÃO AUXILIAR/ASSISTENTE de ACÇÃO EDUCATIVA

Os espaços frequentados por crianças abrangem, cada vez mais profissionais de diferentes áreas. Esta mudança implica maior rigor e um melhor conhecimento de tudo o que se relaciona com as crianças e a sua envolvência para que se promova um bom desenvolvimento global da criança.
A formação é essencial para que estes espaços sejam Seguros, Alegres e Afectivos; sendo este, o grande objectivo deste Curso.

OBJECTIVOS
Desenvolver competências pessoais, profissionais, atitudes e estratégias educacionais de forma a estimular comportamentos assertivos e de autonomia nas crianças para que cada um de nós seja a mudança que quer ver no Mundo.
Promover uma formação profissional abrangente nas diferentes áreas da formação do Ser, enquanto Cidadão activo.
Preparar profissionais sensíveis à população alvo com quem trabalham e na sua relação com a Equipa de trabalho.

CONTEÚDOS POGRAMÁTICOS (11 Módulos)
Educação para a Cidadania
Actividade Lúdica/Prevenção/Educação
Conceitos Básicos: Actividade Lúdica; Prevenção; Educação, Cidadania; Educação Ambiental; Educação para o Ser; Auto-Estima; Diferença entre Sensibilização e Comportamentos.
Exercícios Práticos de Criatividade e Actividade Lúdica.

A Educação …dos conceitos aos Profissionais
Os conceitos Educação e Pedagogia; Os quadros de evolução da Educação ao longo do tempo, no mundo e no país; Os três tipos de Educação (formal, informal e não-formal); Diferentes práticas pedagógicas; O conceito de Deontologia Profissional; Os direitos e deveres profissionais.

A Educação …promotora de Comportamentos adequados
O conceito de Aprendizagem; Factores intra e interpessoais que influenciam a aprendizagem; As principais estratégias de melhoria da relação pedagógica; A Comunicação e a Negociação como ferramentas de gestão de relações pedagógicas; As principais barreiras à comunicação; Os estilos de comunicação; A negociação como base de resolução de conflitos; Os estilos de abordagem ao conflito.

Cultura e Diversidade
Cultura, Diversidade; Natureza Humana; Migrações; Etnia e Raça; Diversidade Física; Língua; Religião; Gastronomia; Cultura como Tradição; Globalização; Portugal; Etapas de Comunicação Intercultural; Glossário.

Iniciação na Óptica do Utilizador
Noções Gerais: O Windows; O Ambiente de Trabalho: Explorar o Computador, Gerir ficheiros e pastas; O Word: Guardar e abrir documento, seleccionar texto, copiar, cortar e colar texto, formatar texto, tabelas, colunas, imagens e desenhos; Internet: navegar, guardar imagem, download; Email: criar conta.

Educação para a Saúde
Primeiros Socorros
Mala de Primeiros Socorros; Posição Lateral de Segurança; Febre; A importância de se ter uma postura tranquila numa situação de angústia; Cólica Abdominal; Diarreia; Vómitos; Convulsões; Queimaduras; Traumatismos; Feridas; Hemorragias; Hipoglicémia, Desmaio; Dificuldade Respiratória; Picadas; Corpos Estranhos; Asfixia; Mordeduras; Conjuntivite; Infecção Urinária; Doenças Infecto-contagiosas; Alertas.

Hábitos de Vida Saudável
Rotina diária da criança, do profissional e do espaço na Creche, no Infantário e na Escola: Noções de Higiene; o Sono/Descanso; Prevenção de acidentes; Brinquedos adequados; Posturas; Exercício físico; Alterações de comportamento/Sinais de Alerta.
Alimentação e Nutrição: A Roda dos Alimentos; Alimentação completa, equilibrada e variada; Proteínas; Glícidos; Lípidos. Segurança alimentar: Rótulos; Alimentos inimigos; Contaminação; Conservação; Intoxicações e Infecções Alimentares. Doenças do foro Alimentar; Obesidade; Diabetes.

Bases de Necessidades Educativas Especiais
Perspectiva Histórica; A Deficiência e as Necessidades Educativas Especiais; Deficiência; Handicap; Autismo; Síndrome de Asperger; Síndrome de Down; Dislexia; Hiperactividade; Défice de Atenção; Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Deficiência Motora; Deficiência Mental; Distrofias Musculares; Epilepsia.
Integração das crianças na Escola; Níveis de integração; Dificuldades e benefícios de integração.

Dinâmicas de Desenvolvimento Pessoal
Promoção do Desenvolvimento Pessoal; Relacionamento Interpessoal; Comunicação Interpessoal; Resolução de Problemas; Competências Sociais; Assertividade; Família e Treino de Competências; Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais; Habilidade Sociais; Competência Emocional.

Educação Artística
Jogos/Construções/Brincar – Desenvolvimento Infantil
As Fases do desenvolvimento Infantil e a sua relação com o Conto, a Fantasia, os Contos de Fadas, o Faz-de-conta, o Jogo, a Brincadeira, o Brincar, o Brincar Espontâneo, a Relação de Afecto.
Declaração sobre o Direito de Brincar.
Exercícios Práticos e Construções.

Expressões Artísticas/Expressão Global – Desenvolvimento Infantil
O Desenvolvimento Infantil e a sua relação com a Arte, a Expressão, a Criatividade; a Espontaneidade.
Diferença entre Arte e Expressão Artística.
Exercícios Práticos de Expressão Global.
Partilha de Portfólio.

METODOLOGIA
Exposição teórico-prática
Activa – trabalhos de grupo
Portfólio

Formadoras Certificadas pelo IEFP
Ana Paula Vitorino – Enfermeira do Hospital D. Estefânea

Isabel Carita – Técnica de Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental
M.ª João Fernandes – Psicóloga e coach de Vida e Profissional
Lucrécia Alves – Técnica de Expressões Lúdicas e Artísticas e Coordenadora Pedagógica de ATL


Sistema de Avaliação: Avaliação contínua e com apresentação de Portfólio

Certificação: A Todos os Formandos será entregue Certificado de Formação Profissional (Decreto Regulamentar n.º 35/2002 de 23 abril) desde que aprovados e frequentem a totalidade dos módulos.

Modalidade: formação contínua/de actualização

Formas de Organização: formação presencial

Área: 761 Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

Publico Alvo: Todos os interessados em desenvolver competências técnicas para trabalhar com crianças em idade escolar, pré-escolar e creche

Data: a indicar

Horário:l aboral ou pós-laboral

Carga Horária: 77 horas

Local da realização do Curso: no Centro Formação da Associação de Pais da Escola EB1 n.º3 de Agualva na Praceta das Descobertas, 2735-095 Agualva-Cacém

Inscrições (limitadas) e pagamento da inscrição no local da realização da Formação até a indicar, mais informações pelo Tel./Fax 214326056, TL 961494751 ou email: formacao3agualva@gmail.com
O Centro de Formação reserva o direito de não aceitar inscrições que não venham acompanhadas do respectivo pagamento

Preço: 360€ + 50€ Inscrição = 410€ (inclui todo o material, documentação e livro de apoio).
O pagamento pode ser efectuado por 4 vezes


Caso não se verifique o número mínimo de formandos (12) ou por motivos de força maior, o Centro de Formação reserva-se o direito adiar ou anular o curso.
Os valores já recebidos serão devolvidos, caso o formando não deseje frequentar o curso noutra data. As desistências deverão ser por escrito até 4 dias úteis antes do início do Curso e será devolvido os valores pagos, após esta data não haverá reembolso.